
Bottega Veneta apresenta “Craft is Our Language”, uma campanha que marca o 50º aniversário do icônico entrelaçado de couro Intrecciato
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A Bottega Veneta lança hoje Craft is our Language, uma nova campanha que celebra os 50 anos do icônico entrelaçado de couro da casa, o Intrecciato. A campanha, fotografada por Jack Davison e coreografada por Lenio Kaklea, celebra o artesanato e a criatividade da Bottega Veneta, assim como a beleza universal dos gestos manuais como forma de linguagem.
Craft is our Language considera o Intrecciato não apenas como um a técnica de produção, mas também como uma metáfora. No entrelaçamento das tiras de couro, o trabalho artesanal emblemático da casa se torna símbolo de interconectividade, troca e colaboração, valores que sempre estiveram no centro da Bottega Veneta desde sua fundação por um coletivo de artesãos em 1966. Fiel a esse espírito, a campanha capta gestos manuais que representam o Intrecciato, junto a gestos universais que conectam pessoas através de gerações, culturas, origens e contextos.
Por meio de imagens estáticas e filmes, a campanha apresenta artesãos da Bottega Veneta ao lado de grandes nomes da arte, cinema, moda, literatura, música e esportes. Entre eles estão o cantor, compositor e produtor Jack Antonoff, o diretor Dario Argento, o designer Edward Buchanan, a artista e escultora Barbara Chase-Riboud, a cantora Neneh Cherry, o cineasta e produtor Dave Free, a atriz Lauren Hutton, o cantor I.N, o ator Troy Kotsur, a atriz Vicky Krieps, o ator Terrance Lau, a atriz Rie Miyazawa, a atriz Julianne Moore, o tenista Lorenzo Musetti, a atriz Shu Qi, a escritora Zadie Smith, a cantora e atriz Thanaerng, o artista e produtor Tyler Okonma e o maestro Lorenzo Viotti.

Além de representarem a excelência em seus ofícios, duas figuras também têm ligação direta com a história da Bottega Veneta e do Intrecciato. Edward Buchanan foi Diretor de Design da casa entre 1995 e 2000, período em que introduziu a primeira coleção Prêt-à-porter da marca. Já Lauren Hutton eternizou o entrelaçado ao carregar uma clutch Intrecciato no filme Gigolô Americano, de 1980, levando a Bottega Veneta e sua assinatura a um novo patamar de reconhecimento cultural.
Apresentada em composições individuais e em duplas, Craft is our Language encena um diálogo entre criador e usuário, artista e artesão, mão e mente. Nos curtas da campanha, vemos os artesãos da Bottega Veneta interagindo com Barbara Chase-Riboud, Lauren Hutton, Thanaerng e Terrance Lau. Trocando experiências por meio de diferentes idiomas, eles exploram a comunicação gestual como elo comum entre culturas e práticas criativas. Enquanto o discurso ocidental frequentemente separa artista e artesão, Craft is our Language honra a origem etimológica comum de ambas as palavras, derivadas do latim ars, que significa “arte, habilidade, ofício”.
Introduzido em 1975, o Intrecciato (pronuncia-se in-tre-chá-to) combina profundo conhecimento artesanal com imaginação artística. Mais do que um símbolo da casa, o Intrecciato expressa os princípios fundadores da Bottega Veneta: artesanato e criatividade. A técnica exige horas, às vezes dias, de paciência e habilidade, consistindo em entrelaçar manualmente tiras finas de couro, chamadas fettucce, sobre uma base de couro ou moldes de madeira. O método se inspira na tradição italiana de tecelagem e na excelência da marroquinaria da região do Vêneto, terra natal da marca, sendo reconhecido por seu padrão diagonal inovador, proporções meticulosas e a excepcional qualidade do couro Bottega Veneta.
Até hoje, o Intrecciato permanece em constante evolução – um ofício fluido que se transforma nos ateliês da Bottega Veneta, assim como se adapta ao corpo de quem o usa. Transmitido cuidadosamente de geração em geração, o Intrecciato não precisa ser reinventado, mas pode sempre ser reimaginado em forma, cor, tamanho, estrutura e atitude.
Mesmo mantendo uma filosofia de não utilizar logotipos, a Bottega Veneta se diferencia e é reconhecida pela qualidade excepcional e expressividade infinita de seu ofício característico.
Ao celebrar os 50 anos do entrelaçado Intrecciato, Craft is our Language também reflete as raízes italianas da Bottega Veneta e sua constante valorização de criativos e pensadores italianos. Em conceito e estética, a campanha presta homenagem ao artista e designer milanês Bruno Munari e sua obra clássica de 1963, Supplemento al Dizionario Italiano (Suplemento ao Dicionário Italiano), publicada hoje pela Corraini. O livro é uma homenagem duradoura às expressões manuais e corporais, muitas das quais ultrapassaram suas origens napolitanas para se tornarem parte do vocabulário italiano — e internacional — mais amplo.
Craft is our Language também incluirá um livro, com lançamento previsto para setembro, junto a uma segunda parte da campanha com novas imagens e filmes. A publicação trará os 50 gestos que compõem um “dicionário” da linguagem, do ofício e dos valores da Bottega Veneta.
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